Retrospectiva: Pray for our Souls

O deadline de chamadas de projectos para 2018 é já daqui a duas semanas.

Em jeito de inspiração e retrospectiva vamos relembrando alguns dos projectos desenvolvidos nas edições anteriores da residência.

Parte dos "Algoritmos Criativos" de 2011, tivemos em residência o Rui de Carvalho com o seu projecto Pray for our Souls.

Em cada ser humano, consciente de si próprio, existe o conhecimento da inevitabilidade da morte, da sua e da dos outros que o rodeiam. Contudo, vivemos numa sociedade que nega, não apenas o processo de envelhecimento, a decadência do corpo e da mente, como a morte em si própria. Enquanto indivíduos recusamo-nos a encarar a morte, sendo que esta, tal como o acto de nascer, é a coisa que todos nós, seres vivos, partilhámos. Este projecto pretende encarar este assunto e, através da expressão artística e de mecanismos tecnológicos que incorporem e quiçá, transcendam a qualidade humana, revelar e considerar os sentimentos mais íntimos de dor, perda, alivio, tristeza, justiça ou injustiça, seja qual for o sentimento, variável de pessoa para pessoa, de situação para situação. Gostaria de invocar essa mistura complexa de sentimentos que a morte provoca, que é tanto única como unificadora.

Comments