Retrospectiva: Beleza Descartável

O deadline de submissão de projectos para 2018 é já daqui a duas semanas!

Em jeito de inspiração e retrospectiva vamos relembrando alguns dos projectos desenvolvidos nas edições anteriores da residência.

Em 2010 e 2011 tivemos por duas vezes o Marco Moura e o Victor Martins em residência para desenvolver o seu projecto Beleza Descartável.

O ritmo a que vivemos na nossa sociedade actual obriga-nos a assumir tudo o que nos rodeia como algo temporário. A obra em exibição surge como uma reflexão acerca da percepção irreflectida ou por vezes preconceituosa de pessoas e objectos devido a uma tendência hedonista irreflectiva impulsionada pela cultura do descarte.

Usando como suporte o cartão, um objecto facilmente descartável uma vez atingida a sua usabilidade inicial, Marco Moura ilustra 4 peças nesta instalação de modelos femininos descentes das novas tribos urbanas, presando o culto à estética anti-barbie, pin-up subvertida, beleza neo-urbana. Contra o culto vendido pelos media da beleza inatingivél das top models de capa de revista.

A estas ilustrações incorpora-se um sistema de projecção desenvolvido por Victor Martins e Filipe Cruz, que reage a sensores, dando-lhes vida, anima.

Comments